Se você está planejando uma viagem e pesquisou pelos modelos de ônibus disponíveis no mercado, já deve ter notado que existem muitas opções e as empresas usam diferentes parâmetros para classificar sua frota. Se você não é da área e ficou confuso com tanta informação, fique tranquilo, pois vamos te ajudar a entender melhor essas classificações e explicaremos cada uma delas para que você possa tomar a melhor decisão quando for alugar um ônibus para sua viagem.

Em primeiro lugar, é importante saber que não existe uma classificação única ou mais correta dos tipos de ônibus. As empresas podem classificar seus ônibus a partir de características como a marca da carroceria, o modelo do chassi e o ano de fabricação, características das poltronas do ônibus e por aí vai. A forma mais usual e fácil que as empresas usam para fazer essa classificação junto aos clientes é a partir das características das poltronas do ônibus.

Você pode se perguntar: “Mas por que classificar um ônibus imenso pelas suas poltronas?” Pois bem, imagine que você tem duas viagens, uma saindo de São Paulo com destino a Foz do Iguaçu (PR) e outra saindo de São Paulo com destino a Atibaia (SP).  Enquanto a primeira leva uma média de 14 horas de duração, a segunda não leva mais do que 1 hora. Ora, para uma viagem longa (que normalmente é feita no período noturno) o ideal é optar por um ônibus com poltronas bastante confortáveis, nas quais você pode literalmente dormir ao longo de todo o trajeto. Esse tipo de poltrona é chamada de poltrona leito e é ergonometricamente planejada para esse tipo de viagem. Por outro lado, a viagem para Atibaia é super rápida e pode ser suprida com poltronas mais simples, como a poltrona executiva, já que provavelmente o passageiro sequer vai querer recliná-la ao longo do caminho. 

Além do conforto, outro ponto importante relacionado à bancada dos ônibus é a quantidade de passageiros e o tamanho das poltronas. De novo, poltronas leito, dado seu conforto, ocupam muito mais espaço dentro do ônibus do que poltronas mais simples. Logo, se você possui um grupo muito grande, dificilmente conseguirá colocar todos os passageiros dentro de um único ônibus leito. A média de lugares de um ônibus com esse tipo de poltrona, costuma ser de até 30 passageiros. Já ônibus com poltronas executivas possuem o dobro da capacidade, dada a estreiteza das poltronas e a ausência de encostos de perna. 

Outros itens podem ser solicitados pelo cliente, como a necessidade de toalete, sistema de ar condicionado, tamanho dos bagageiros, entre outros fatores. Por isso é importante conversar com seu vendedor e explicar os detalhes de sua viagem para que ele disponibilize o ônibus mais adequado a sua necessidade.

Acho que agora deu para começar a entender um pouco melhor como classificamos nossos ônibus e os oferecemos de acordo com a necessidade de cada viagem, certo? Mas ainda falta contar para você quais são os tipos de ônibus que compõem essa classificação. Pois bem, diferenciamos os tipos de ônibus em: convencional, executivo, semi-leito e leito. A seguir faremos um breve resumo sobre cada um deles.

 

Ônibus convencional

poltrona convencional

É o modelo mais simples dos ônibus. Costuma ter em média 50 lugares com poltronas acolchoadas, mas muito pouco reclináveis. Por possuir maior capacidade de passageiros, há uma relevante perda de conforto e pode não possuir toalete e ar condicionado. Esse tipo de poltrona também está presente em veículos pequenos como micro-ônibus. É indicado para viagens muito curtas ou excursões dentro da cidade. Em razão do seu baixo nível de conforto, é o modelo mais econômico. 

 

Ônibus executivo 

poltrona executiva

Modelo superior ao convencional, os ônibus executivos costumam ter uma média de 46 lugares com poltronas acolchoadas e um pouco mais reclináveis que do modelo anterior. Seu maior diferencial é a presença do toalete e ar condicionado (alguns ônibus podem até vir equipados com sistema de som e vídeo). Apesar de ser superior ao modelo convencional, ainda assim é indicado para viagens curtas, pois seu nível de conforto não é tão alto. 

 

Ônibus semi-leito

poltrona semi-leito

Com melhor qualidade e conforto do que os modelos anteriores, ônibus com configuração semi-leito possuem uma média de 40 lugares com poltronas mais acolchoadas, confortáveis, maior inclinação e descanso de pés. Ônibus desse tipo costumam ser mais completos, possuindo diferenciais como ar-condicionado, toalete, sistema de som e vídeo, bem como espaço de comissaria com geladeiras. Esse modelo é indicado para viagens de curta e média distância. 

 

Ônibus leito e leito cama

poltrona leito

É o tipo de ônibus mais confortável de toda a categoria. Comparado ao transporte aéreo, é análogo à primeira classe. Ideal para viagens longas, para viagens noturnas e para passageiros que priorizam o conforto e qualidade. Esse modelo costuma ter entre 25 a 30 lugares, composto por poltronas largas, com reclinação quase total e descansos de pernas que garantem uma viagem cômoda e relaxante. As poltronas nos ônibus leito podem ser: bancada leito rodoviário, que possui reclinação de 160 graus mais os descansos de pernas; e a bancada leito cama, que possui reclinação total de 180 graus, tornando-se, de fato, camas. Empresas que trabalham com esse tipo de ônibus normalmente oferecem mantas e travesseiros para compor uma noite de sono perfeita ao longo de sua viagem.

 

poltrona leito cama

Agora que você já entendeu como funciona a classificação dos ônibus, é importante que você tenha em mente alguns pontos muito importantes antes de escolher seu ônibus:

  • a quantidade de passageiros;
  • a duração da viagem (horas ou dias dentro do ônibus, paradas na estrada);
  • o perfil e a necessidade dos passageiros individualmente (como idade e renda) e do grupo como um todo (familiares, amigos ou desconhecidos);
  • o objetivo e a finalidade da sua viagem (viagem a turismo, a negócios, etc).

E então, essas informações foram úteis? Esperamos que sim. Mas caso tenha surgido uma nova dúvida ou tenhamos esquecido algum detalhe, não deixe de enviar uma mensagem ou deixar seu comentário.

Um abraço e até a próxima!