O Ministério do Turismo lançou no mês de junho o selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” para certificar empresas do segmento regularizadas e cadastradas na Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) que estão aderindo a protocolos de higienização e prevenção no combate à COVID-19. 

Diante deste cenário, o Ministério do Turismo, em parceria com entidades dos segmentos turísticos, criou protocolos que foram chancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), levando em conta medidas adotadas no mundo e pelo Ministério da Saúde.  As orientações contidas nos protocolos são direcionadas a 15 segmentos turísticos, sendo eles: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.  

A iniciativa faz parte do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que busca minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual das atividades. A principal ideia é não só incentivar os consumidores a se sentirem mais seguros em relação a prevenção a COVID-19, como de fato oferecer tal segurança para todas as partes envolvidas ao longo das viagens, como guias turísticos, motoristas, entre tantos outros profissionais e estabelecimentos. A regularidade do selo será mantida pela fiscalização do próprio turista, que poderá denunciar a empresa detentora do selo caso constate alguma irregularidade. 

selo turismo responsável cobra viagens

E claro, a Cobra Viagens já possui o seu selo!

PROTOCOLOS PARA TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS

O protocolo é simples e dividido em duas partes: básico e específico. Na primeira parte constam regras voltadas a estabelecimentos físicos, como lojas e agências, e dizem respeito ao controle de clientes e funcionários nesses ambientes. Já a segunda, constam regras de embarque, no caso de empresas que atuam em rodoviárias, e higienização dos veículos. 

Grosso modo, as medidas exigidas são:

Como se observa, as medidas de prevenção são basicamente todas aquelas que devemos tomar em todos os lugares, inclusive em nossas casas. Por isso não se iluda com “soluções” que fujam dessa seara, como cortinas separando bancos, raios ultravioletas, entre outras. Infelizmente são medidas que promovem mais o marketing de determinadas empresas do que propriamente a proteção dos passageiros. 

O QUE A COBRA VIAGENS ESTÁ FAZENDO?

A limpeza e manutenção dos nossos ônibus sempre foi uma regra mandatária. O veículos já eram limpos e desinfectados por completo antes de iniciarem uma viagem, em seguida eram limpos quando chegavam no destino da viagem e, finalmente, voltavam a serem limpos quando regressavam para a empresa ao término da viagem. 

A partir de agora, além do procedimento padrão, passaremos a desinfectar todo o veículo por pulverização de solução de biossegurança e, em seguida, todas as superfícies serão desinfectadas com álcool 70%. Desse modo, ao longo da viagem os seguintes procedimentos serão seguidos:

Ao iniciar a viagem:

  1. O ônibus sairá da garagem totalmente desinfectado
  2. Motoristas e passageiros deverão usar máscaras ao longo de todo o percurso;
  3. O passageiro passará por um tapete de desinfecção de calçados antes de entrar no ônibus
  4. O passageiro será informado sobre práticas pessoais que deve tomar para prevenção ao COVID-19
  5. Será disponibilizado dispenser com álcool em gel 70%, bem como itens de higiene no sanitário do ônibus, para uso dos passageiros
  6. Mantas e travesseiros não serão oferecidos nesse período para reduzir áreas de contato
passageiro de ônibus usando máscara coronavírus

Ao terminar a viagem: 

  1. O ônibus voltará a ser totalmente desinfectado
  2. Desinfecção dos filtros de ar condicionado
  3. Troca das capas protetoras dos bancos
desinfecção coronavírus ônibus

MEDIDAS PARA VOCÊ SE PREVENIR DURANTE A SUA VIAGEM

Seguindo as indicações da Organização Mundial da Saúde, recomendamos que:

orientação prevenção coronavírus ônibus

Caso você apresente qualquer sintoma do COVID-19, indicamos que não faça a viagem para preservar sua saúde e dos outros passageiros. Além disso, você pode tomar alguns outros cuidados, como, por exemplo, utilizar poltrona marcada, garantindo a ida e a volta na mesma poltrona; você também pode retirar a sua mala do bagageiro diretamente, sem que haja contato por outras pessoas. 

Entendemos que a volta  das viagens ocorrerá gradualmente e por isso todas as nossas ações serão tomadas com prudência, responsabilidade e embasamento em métodos eficazes de segurança aos nossos passageiros e nossos colaboradores. 

Esperamos ter informado sobre os deveres de todos nessa retomada e esclarecido possíveis dúvidas. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como se proteger ao viajar de ônibus e como se manter seguro, você pode encontrar mais informações na página oficial da OMS e da Anvisa. Nós também ficamos à disposição em nossos canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas.

Estamos trabalhando para oferecer a melhor experiência de ônibus para você, seus familiares e amigos.